Pesquisar no site

Uma grande viagem

Eis que começava a nossa tão aguardada viagem pela terra dos Maias e dos Astecas!
 Chegamos na Cidade do Mexico partindo de
 Porto Alegre em um  voo da companhia peruana Taca, com uma escala em Lima. A
viagem durou cerca de 11 horas, com direito a  lindas vistas do Lago Titicaca enquanto
 sobrevoávamos a região dos Andes bolivianos.
 
A capital do México, com seus quase 9 milhões de habitantes, é uma das maiores
metrópoles do mundo e um ótimo lugar para se apreciar diversas amostras da cultura
do país. Com boa vocação para o turismo, a cidade ostenta uma história ao mesmo
 tempo impressionante e intrigante, pois foi erguida sobre as ruínas de Tenochtitlan,
 a antiga capital do Império Asteca, então governada pelo poderoso Imperador
Moctezuma. A praça central com a Catedral Metropolitana, por exemplo, está hoje
 sobre o exato local daquilo que um dia foi o Templo Mayor, o centro de um império
 que por séculos dominou a região da Mesoamérica.
 


 

Catedral Metropolitana da Cidade do México
Foto 001 – A imponente Catedral Metropolitana da Cidade do México. Desembarcamos no aeroporto e de lá pegamos o metrô até a praça central, onde demos de cara com este imponente monumento, que ostenta orgulhosamente sua própria bandeira do México

praça central zocalo na cidade do mexico
Foto 002 – Ficamos em um hostel no coração do centro histórico da Cidade do México, bem ao lado da enorme praça central, informalmente conhecida como "Zócalo". Ela é margeada pelo Palácio Nacional, sede do poder executivo do país, cuja fachada de 200 metros de comprimento preenche completamente o lado oriental da praça.

Foto 003 – A Catedral estava bem ali, mas optamos por não visitá-la logo na manhã seguinte à nossa chegada, pois o templo permanecia abarrotado de pessoas por conta de uma cerimônia da Semana Santa. Seguimos então para o Museu Nacional de Antropologia, cuja visita é mostrada na parte seguinte deste relato.

Palácio de Bellas Artes, Cidade do México
Foto 004 – Depois da visita ao excelente museu, que por sinal ocupou mais da metade do nosso dia, pegamos um ônibus na famosa avenida Passeo de la Reforma e descemos em frente ao Palácio de Bellas Artes, principal teatro de ópera da Cidade do México. 


Torre Latinoamericana
Foto 005 – Logo ali ficava a Torre Latinoamericana, este prédio imponente de 44 andares, o primeiro arranha-céus do México, construído ainda na década de 50. O prédio é aberto à visitação, onde o principal atrativo é contemplar a vista panorâmica que alcança boa parte da cidade.


Foto 007 – O alto da Torre Latinoamericana também é um ótimo lugar para apreciar arquitetura requintada do Palácio de Bellas Artes, que fica bem ao seu lado. 


mariachis na praça garibaldi cidade do mexico
Foto 008 – Já tinha escurecido quando descemos da torre e caminhamos até a Praça Garibaldi, local de apresentação de vários grupos dos tradicionalíssimos Mariachis. Os guias de viagem são enfáticos quanto aos problemas de segurança na Cidade do México e os arredores desta praça costumavam ser especialmente críticos. No entanto, o governo andou investindo bastante na revitalização deste local turístico e pudemos constatar que de fato a situação parece ter melhorado muito.


mariachis mexicanos
Foto 009 – Voltando aos Mariachis: poucas coisas representam melhor o estereótipo do México do que estes grupos de músicos se apresentando ao lado das mesas dos restaurantes na praça Garibaldi. Impossível não lembrar daquelas cenas de comédia pastelão, onde esse pessoal sempre aparece para arruinar o clima de algum jantar romântico. 


 

 

 

História do Projecto

Aqui pode descrever a história do seu projecto e as razões que levaram à sua criação. É conveniente mencionar as pedras basilares do seu projecto e identificar as pessoas que nele participam.

Nossos Utilizadores

Aqui pode descrever o utilizador típico e a importância deste projecto para ele. Esta é uma ferramenta útil para motivar os seus visitantes a voltarem ao seu site.